Oito Sites Para Garimpar Filmes


As vezes a gente tá de saco cheio de assistir filmes na tevê, seja em canais fechados ou abertos. Dá aquela sensação de que vemos os mesmos filmes sempre. O que assistir? O que é bom, que é ruim? Nem sempre aquele amigo que entende do seu gosto pra filmes esta por ai pra acudir. A quem recorrer? Compartilharei aqui com vocês a “minha lista pessoal” de fontes, sites que gosto de visitar para uma “pescaria cinéfica”, seja para ver online, ler críticas, ou só pra aumentar o meu acervo mental e cultural com curiosidades e notícias!

Recentemente Francis Ford Coppola (diretor da trilogia de "O Poderoso Chefão") – um dos cineastas mais importantes desta era e de outras – deu uma declaração bombástica, e levantou uma tópico primordial sobre a arte, as novas tecnologias, e a pré-histórica máquina da indústria cultural:

Essa ideia de que o Metallica ou qualquer outro cantor de rock tem de ser rico é algo que não necessariamente vai acontecer daqui para frente. Porque, como estamos entrando em uma nova era, talvez a arte seja gratuita. Talvez os estudantes estejam certos. Eles devem ter o direito de baixar músicas e filmes. Eu vou levar um tiro por dizer isso. Mas quem disse que a arte custa dinheiro? E, portanto, quem disse que os artistas tem que ganhar dinheiro? Nos velhos tempos, há 200 anos, se você fosse um compositor, o único jeito de ganhar dinheiro era viajando com a orquestra e sendo o condutor, para assim ser pago como um músico. Não havia registros. Não existiam royalties de registros. Então eu diria: “tente desconectar a ideia de cinema com a ideia de ganhar a vida e dinheiro”. Porque há soluções ao redor disso.
Concorde ou não, garimpe. Há aqui várias opções, para quem compra, para quem aluga, e para quem compartilha e baixa:


Cinerama

Criado em 2004, o Cinerama é um blog. Hospedado no portal português Sapo, é alimentado por Rita, Miguel, Sérgio, Nuno, Vasco e Luís, seis apaixonados por cinema que postam suas considerações sobre filmes cult, filmes de sucesso, festivais de cinema independentes e de grande prestígio, séries, e até trilhas sonoras. As críticas são simples, diretas e honestas. São curtas também. Então, se procura algo pra ver ou quer acompanhar opiniões e críticas sem floreios e papas na língua, leia o blog dos primos!


Crackle 

Este aqui é um site que oferece filmes completos online. Hum, soa familiar? O diferencial do Crackle é que ele disponibiliza tudo isso porque o site é detentor dos direitos autorais, e seus filmes tem intervalos, assim como os comerciais de tevê, onde são exibidos anúncios, semelhante aos do YouTube atualmente. Criado pela Sony Pictures (resultado da compra do site Grouper) e fornece vários filmes, séries, e conteúdo exclusivo do estúdio para o site via tecnologia streaming no formato Flash Vídeo. Após a experiência bem sucedida de criar canais em sites já consolidados como o YouTube, Hulu, AOL, MySpace, e plataformas móveis, teve seu próprio site lançado nos EUA. No Brasil desde março de 2012, o site possui mais de 150 títulos. Esse é pra quem curte filmes pra se divertir, afinal de contas, ninguém aguenta ver filme cult o tempo todo! Curto bastante o site e acho que esse deve ser o futuro da tevê: grátis, por demanda, e óbvio, com suporte publicitário pra manter tudo nos conformes!


Moviesense

Criado pela jornalista Alessandra Ogeda, o Moviesense é um dos meus preferidos. Ao contrário do Cinerama, o Moviesense prima por resenhas críticas mais complexas, longas, onde Alessandra divaga sobre o filme antes de efetivamente resenhá-lo, para só então tecer sua crítica final e dar seu veredito. Mas não se afobe: o estilo de escrita de Alessandra é flúido e bastante agradável de ler. Leia quanto tiver tempo, aprecie. Os posts são sempre do último filme que ela assistiu. Ela aprecia muito os comentários dos leitores e adora abrir discussões sobre o filme, interagir com o leitor. O site também prima por cartazes (posters) de alta qualidade, sempre em resolução superior à encontrada por ai.


Filmow e GetGlue

Esses são as “redes sociais para cinéfilos”! Surgido nos EUA, o GetGlue vai mais longe: ele é como Foursquare de interesses, você pode dar ‘check-in’ em filmes, livros, programas de tevê, etc, além de adicionar amigos e compartilhar impressões e dicas com eles. Quando você dá uma determinada quantidade de check-in’s em um mesmo item, você ganha um sticker, que é um adesivo personalizado. Ao atingir a cota de de stickers predeterminada, você pode recebê-los por email, recortar, e colar onde quiser! O Filmow também funciona de forma semelhante, mas é um site 100% brasileiro. Nele, como no Glue, você importa os amigos do Facebook e outras redes, e pode enviar resenhas, avaliar filmes, você é o crítico! Gosto de visitar para ver as listas de “filmes mais populares”, tanto de filmes em cartaz no cinema, como os que já estão disponíveis pra locação e compra.

Making Off 

Esse é uma verdadeira pérola entre os porcos. O objetivo do forum é compartilhar filmes raros, antigos, alternativos ou independentes, documentários relevantes e filmes recentes que ficaram de fora do circuito comercial. Tem regras específicas e rígidas para manter a qualidade dos debates (o Boteco Making Off), uma equipe de voluntários que cria legendas exclusivas, além de uma série de dossies sobre cinemas de todos os tipos: brasileiro, asiático, europeu, latino-americano, do oriente médio, um sem fim de nacionalidades. Há até filmes que não encontramos em videotecas por ai, graças a colecionadores que restauram seus filmes e os compartilham. Há várias listas interessantes, e até um curso sobre teoria do cinema feito de forma colaborativa. Para quem gosta do cinema que está além das grandes salas comerciais dos shopping centers. Para entrar é preciso se cadastrar e solicitar aprovação. Vez ou outra o forum se fecha para novos entrantes.


IMDB
e Roger Ebert

Esses aqui são para aqueles que querem encontrar listas de filmes para se aprofundar na sétima-arte, ou se divertir a beça! O O Internet Movie Database , ou IMDB, é um maior portal de notícias sobre cinema, filmes, séries, comerciais para tevê e tudo relacionado ao audio-visual mundial. Pertence ao grupo Amazon.com, tem em suas funcionalidades uma das coisas mais divertidas: a lista do usuário! Existem listas de todos os gêneros: “Os melhores filmes a partir do ano 2000”, “Os melhores filmes de fulga” ou “Os melhores filmes de obsessão”. Há também as listas obrigatórias, como a dos “250 melhores filmes de todos os tempos" gerada automáticamente pela avaliação gradativa de títulos feita pelos usuários do site. Já Roger Ebert é um dos críticos de cinema mais respeitados no meio cinematográfico. Em seu site podemos encontrar centenas de críticas interessantes sobre filmes de todos os gêneros, e a cereja do bolo: “Os 100 maiores filmes". Os dois sites são em inglês, mas valem a visita se você entende o mínimo para navegá-los!

É isso ai pessoal, visitem, e voltem aqui pra comentar! Aguardo ansioso opinião de vocês!

(:

Fernando Miranda

Um comentário :

Seja gente boa, seu comentário sofrerá moderação!
Ofensas pessoais, ameaças e xingamentos não são permitidos.
Os comentários dos leitores não refletem a opinião do blog ou de seus colaboradores.

Instagram