DAMON ALBARN E O RUÍDO BIOGRÁFICO DE EVERYDAY ROBOTS

http://ruidoepop.blogspot.com.br/2014/01/damon-albarn-e-o-ruido-biografico-de.html


Damon Albarn, líder da banda Blur, ícone do Britpop, já nos brindou com pérolas musicais de peso: Gorillaz e The Good, The Bad And The Queen. Mas o influente artista nos brindou essa semana com uma nova pérola conceitual, o clipe "Everyday Robots", lançado para promover o álbum solo do cantor e compositor, que deve sair no dia 28 de abril, no Reino Unido e dia 29 nos EUA.

O que me chamou atenção neste vídeo é a construção gráfica do retrato do artista. Em sua página do Facebook, Damon declarou que este será um disco com composições bastante autobiográficas. Durante a música, a citação "They didn't know where they was going, but they knew where they was, wasn't?" (Eles não sabem para onde vão, mas sabe onde estão, não sabem?) ecoa.



Senti um certo conflito entre o visual e o lírico, já que a letra nos fala desses "Robos do Dia a Dia", que vão sobrevivendo ao caos do mundo parados como pedra, sem muita curiosidade ou rebeldia. E é justamente de curiosidade que é feita a magia do clip: ficamos congelados observando as peças coloridas que se movem num balé tecnológico, metamórfico e esquizofrênico, tal qual os humores e idiotices que ocultamos na superfície para sermos "normais" aos olhos daqueles que nos veem.

Alburn estaria construindo sua personalidade neste clip, ou desconstruindo a nossa?
 
Produzido por Richard Russel, o álbum conta com a participação de Brian Eno, famoso músico e produtor de bandas como Roxy Music e Devo. O clip foi criado pelo artista digital Aitor Throup, que usou a tecnologia CGI. Lapidando a cabeça do músico (algo que pode render mais metáforas) a partir de um escaneamento craninano. O artista já trabalhou com outra excelente banda do gênero, o Kasabian.

Confira! Dê sua opinião. =)

Fontes: G1



Fernando Miranda

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Seja gente boa, seu comentário sofrerá moderação!
Ofensas pessoais, ameaças e xingamentos não são permitidos.
Os comentários dos leitores não refletem a opinião do blog ou de seus colaboradores.

Instagram